Embora eu faça muitas pesquisas para preparar meus posts, quem acompanha meu blog sabe que o toque pessoal é o meu forte. Para mim não faz sentido fazer textos tipo “copiar e colar”. Se fosse assim, não precisariam de mim!!!

Todas as minhas postagens são baseadas em experiências pessoais e de amigos próximos que me passam informações e, o mais importante, a emoção que sentiram em cada lugar! Isso não existe em material algum de mídia. É incomparável!!!

Especialmente, Santiago de Compostela vem com esses ingredientes. Envolve minha descendência. A Espanha está no meu sangue, alma e temperamento caliente…. não sei se isso é exatamente uma qualidade, mas é bem evidente!!!!!

Além disso, como quase todo mortal, fazer o caminho está nos meus planos e de vários amigos próximos. O que resulta em boas conversas cheias de expectativas!

E para finalizar, todas as fotos publicadas aqui são do arquivo pessoal de um amigo que fez o Caminho de Santiago no outono europeu de 2018 (a melhor época, assim como na primavera européia. Evite o verão e o inverno).

Ele passou 35 dias fazendo o caminho. Diz que voltou regenerado, mais otimista. Apreciando as coisas simples da vida!!! Fez o caminho todo a pé, o que também lhe rendeu uns bons quilinhos a menos!!!

Sua aventura começa em Madrid.

Início da saga!!

Existem vários rotas para fazer o Caminho de Santiago. A francesa, a portuguesa e as que saem exatamente da Espanha. Ele escolheu uma dessas e logo no início já começou a passar por lugares encantadores!!

Liliput

Seguindo seu caminho, pensativo e sempre a pé, conheceu outros peregrinos de todas as partes do mundo e pessoas locais que trabalham no Caminho de Santiago!!! Passou por Pamplona, Serra del Perdón, Puente la Reina, Navarre, Cirauqui, Loa Arcos, Viana, Logroño, Navarrete, Najera, Léon, Alhambra, Castilla y Léon, Galícia e vilarejos escondidos que só quem passa caminhando consegue apreciá-los!!!

Depois de quase 800 Km, muito cansaço, aprendizado, bolhas nos pés e uma pequena contusão devido um acidente doméstico (caiu do beliche em uma hospedaria!!!!), ele chegou são, salvo e muito feliz!!!

Meus planos para fazer o Caminho de Santiago de Compostela só aumentaram depois que acompanhei a jornada dele!!!

Confira as lindas fotos e veja se você não concorda comigo!!!!!!!

Zubiri, Navarra
Pamplona
Puente la Reina, Navarra
Navarra
Navarra
Cirauqui
Estella, Navarra
Los Arcos, San Andrian
Viana
Logroño
Santo Domingo de la Calzada
Alhambra
Catedral de Léon
Catedral de Léon
Puente del Paso Honroso
Castilla y Léon
Ponferrata
Ayuntamento de Cacabelos
Castillo de Villafranca Del Bierzo
Castillo de Villafranca Del Bierzo
O próprio
San Mamed, Galícia
San Mamed, Galícia
Arzua
El Gran Finalle- Catedral de Santiago de Compostela