Nossa aventura começa em Lisboa e termina em Santiago de Compostela. Não pode ser considerada como a famosa peregrinação porque é feita toda de carro e predominantemente em terreno lusitano. Mas vale como passeio e cultura!

Já dediquei muito de minha paixão e conhecimento (o quê fazem meu blog existir) a esses dois lugares. Porém uma rota que liga Lisboa à Santiago de Compostela é novidade tanto aqui, quanto para mim.

Pesquisei muito. Com amigos, revistas especializadas, sites. Tentei tirar o melhor de como realizar essa viagem de uma forma prática e sem desperdício de tempo ou dinheiro, porém confortável e emocionante!

Vamos começar!!!!! Primeiro um agradável voo Brasil – Lisboa. Várias companhias fazem essa rota. Por indicação de amigos que foram recentemente, sugiro a brasileira Azul. O feedback que tive foi excelente. Reserve alguns dias para Lisboa. Não há porque sair como desesperado. Não suporto viagem/maratona. Perde metade do prazer!

Lisboa

Uns três dias bem distribuídos já dá para aproveitar um pouco da bela cidade. Visite os bairros de Chiado e Alfama, dê uma esticadinha até Óbidos, passe uma tarde no Parque das Nações e conheça o Oceanário de Lisboa!!! Todos esses lugares incríveis têm um post exclusivo aqui no blog!

Chiado
Alfama

Óbidos

Saindo de Lisboa, você vai dirigir cerca de 276Km rumo à Coimbra. O roteiro e visual são de conto de fadas. Castelos, cavaleiros, batalhas! Tudo bem representado ao longo do caminho. Se utilizar uma das autoestradas A1, A23 e A13 você passará por um dos lugares mais misteriosos de Portugal: Tomar. Fica há 140 km de Lisboa e foi erguida pelos Cavaleiros Templários. É cheio de misticismo e simbolismos. Atração imperdível!

Depois de uma passada por Tomar de pelo menos duas horas. Siga pela IC9 e a N356, e chegará ao Mosteiro da Batalha. Construído no século 14, simboliza a vitória de Portugal sobre a Espanha na Batalha de Aljubarrota. Que levou à independência do país. Portanto, importantíssimo!

Mais 15 minutos pela A19, chegará em Leiria. Seu imponente castelo e a culinária portuguesa local valem a paradinha de umas duas horas!

Mais 77 Km pela A1 e finalmente Coimbra!!!!!

Descanse à noite e passe o dia seguinte curtindo a cidade. Milhares de coisas para fazer, mas não deixe de visitar sua Universidade. A mais antiga e uma das mais importantes da Europa. Vários presidentes, não só brasileiros, passaram por lá!!! Sua biblioteca, Joanina, além do acervo absurdo, é uma obra barroca de três andares, construída em 1728! E, por falar em tradição……

Mais uma noite de descanso em Coimbra e, na manhã seguinte, deixe a cidade pela saída A31 e pegue a IC2. Esse caminho o levará Mealhada para o almoço. Prato típico do local é leitão à pururuca mega crocante, com salada de laranja e espumante . Produto dos vinhedos do local!!! Pode experimentar esse néctar dos deuses no Restaurante Pedro dos Leitões. A lenha dos fornos é retirada das videiras da região. Portanto o aroma do leitão é único. Dispensa mais comentários…

Há 40 Km, pela A1, fica Aveiro. Pode deixar a sobremesa para lá. Seus “ovos moles” vão valer a espera e dá tempo de assimilar o leitão!!!

Se quiser ficar por lá, aproveitar a bela paisagem do Rio Vouga e descanse. Pode seguir viagem no dia seguinte para o Porto.

Há 75 Km de Aveiro pela A1, o Porto, na minha opinião, é a cidade mais famosa de Portugal. Sinceramente prefiro Lisboa, tem mais cara de cidade grande (minha vibe), mas como diz o famoso slogan: “O Porto Encanta”!!! Reserve três dias e a explore, na medida do possível, à pé!!! Tome café na Zona da Ribeira apreciando a Ponte D.Luís I, acompanhe os barquinhos que passam preguiçosos pelo Rio Douro, visite a Igreja de São Francisco (século 14 também!! Esse 14 se repete demais!!!!), toda revestida em talha de ouro, ao lado visite o Palácio da Bolsa….

Enfim, se for relacionar todas as atrações do Porto, vou escrever até amanhã! Vamos fazer um trato: você explora a cidade à sua maneira e me conta tudo no final. Vou adorar publicar e compartilhar com meus leitores!!!!!!

Terminada a estadia no Porto, seguiremos para Braga. Há pouco mais de 60 km, pela A3 ou A7, passaremos por Guimarães e seu importante Castelo. Uma paradinha é inevitável.

Mais 25 Km, pela A11, e chegamos à Braga. Aproveite o final do dia para passear pelo seu centro histórico e fazer comprinhas. O comércio é forte. Jantar por lá será uma experiência fantástica. A gastronomia local é famosa e premiada!

No dia seguinte acorde de ótimo humor, a próxima cidade, embora ainda portuguesa, já faz parte da rota de Santiago de Compostela! Ponte de Lima fica há 50km de Braga pela A3. A ponte que dá nome ao lugar está ligada ao império romano, há mais de 2 mil anos. Não vá embora sem tirar boas fotos!!!!

Nesse local já se podem ver peregrinos do caminho de Santiago que escolheram começar por Portugal.

Seguindo viagem pela A3, finalmente entramos na Espanha pela Galícia. No lado espanhol o percurso será feito pela AP9, e no total, desde Ponte de Lima, será de 154Km. Perto!!!! Europa é assim: respirou, mudou de cidade, ou região, ou país…. Acho isso perfeito!!!!

Chegamos!!!!! Santiago de Compostela.

“Você Chegou ao Seu Destino”… No GPS essa mensagem é uma delícia. Mas aqui, com essa jornada linda cheia de paisagens, história e boa gastronomia, embora o destino seja fantástico, acredito que dê uma pontadinha no coração.

Sonho em fazer essa rota. Na verdade sonho com Santiago de Compostela por qualquer rota. Mas essa através de Portugal deve ser um sonho. Meu projeto de vida é fazê-la, assim como pelo menos mais uma diferente. Se esse também for seu projeto e conseguir realizá-lo antes de mim, me mande notícias…quero saber tuuuuudooooo!

“O melhor da jornada não é o destino, mas a experiência” (da série: frases de FaceBook. Mas muito verdadeira!!!!!)

Santiago de Compostela

Resumo da jornada completa de aproximadamente 14 dias (sem contar a estadia em Santiago de Compostela):

Lisboa – (A1 ou A23 ouA13) 140Km – Tomar – (IC9 e N356) – Mosteiro da Batalha – (A19) 15 minutos – Leiria – (A1) 77Km – Coimbra – (A31 e IC2) – Mealhada – (A1) 40Km – Aveiro – (A1) 75Km – Porto – (A3 ou A7) 60Km – Guimarães – (A11) 25Km – Braga – (A3) 50Km – Ponte de Lima – (A3 e AP9) 154Km – Espanha (Galícia) – Santiago de Compostela

Santiago de Compostela