Los 120!

A história da Vinícola Santa Rita se confunde com a própria história do Chile.

Seu vinho mais famoso, o 120, é alusivo aos 120 combatentes que foram abrigados em sua adega pela matriarca Sra.Paula Jaraquemada Alquizar no ano de 1814 após uma das muitas batalhas travadas contra a corôa espanhola para libertação do país. O General Bernardo O`Higgins era o líder desse grupo. Foi ele que, finalmente, conquistou a independência do Chile e, posteriormente, tornou-se um dos presidentes do país.

Nesse grupo dos 120 havia um rapaz de apenas 14 anos, Diego José Benavente, que também veio a ser presidente do Chile.

Nossa degustação de 3 rótulos foi feita exatamente nessa adega que hoje abriga centenas de garrafas que não são comercializadas. Esses exemplares de safras especiais são destinados a somente exposições e concursos pelo mundo! Me senti fazendo parte da história do Chile!

A cave da Santa Rita foi tombada pelo governo chileno em 1972 e é patrimônio histórico do país. O terremoto de 2010 destruiu duas de suas pilastras, que foram prontamente restauradas. Porém suas paredes de tijolos aparentes e argamassa feita de claras de ovos e cal, permaneceram intactas!!

Ainda na vinícola se encontra um Museu Andino com peças do período pré-colombiano do acervo pessoal da família proprietária. A ala das peças em ouro maciço é impressionante.

Ufa!!! Quanta cultura regada a muito vinho. Falando nisso, nosso guia, Maurício, foi incrivelmente simpático. Chileno com um pouco de ginga brasileira e um português muito bacana! Nos conduziu sem pressa e sorridente por todas instalações da vinícola. Nos contou a lenda da assombração da Sra.Paula com competência….Morro de medo!!!

As amenidades foram muitas: carrinho de golf para locomoção, taça de presente, aula de como usar o decanter, inúmeras pausas para fotos… Encantador!!

Maurício

Nosso motorista/guia dessa vez foi o Luís Francisco. Também chileno e extremamente elegante. Nos acompanhou em todo tour, ajudou nas fotos e tirou as suas próprias que nos enviou posteriormente.

Mais uma vez muitas amizades foram feitas. Tive o prazer de ir no carro com um casal da minha vizinha São Vicente. Simpaticíssimos! Rimos muito! Na ida ainda tinha uma galesa no carro com quem pude conversar…. English practice. Adoro! Na vinícola ela se juntou ao tour de língua inglesa e não retornou à Santiago conosco.

Enfim, a parte das vinícolas encerrou de forma espetacular na Santa Rita!!

Saldo final???? Todos devem fazer isso pelo menos uma vez na vida. Não precisa ser em tantas vinícolas como eu fiz. Meu interesse vai além do turismo pessoal. Porém, pelo menos duas são essenciais.

Agora continuo com os passeios “off wineries”. Ainda têm muito por vir!

A Agência Nosso Chile esteve mais uma vez presente com muita competência. O Valor do tour na Santa Rita foi de $25 mil (R$150,00).

1 comentário Adicione o seu

  1. Evelyn Alves disse:

    Delícia de experiência!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.