Se meus antepassados espanhóis descobriram grande parte da América, por quê não eu????? A América Latina está “na moda”! Não gosto muito dessa expressão, mas é verdade!

Talvez pelo custo acessível para nós ou à proximidade. De acordo com minhas pesquisas e meus últimos roteiros de viagens, assim como de amigos, a América Latina está muito em alta!!!!

Eu, que sempre encarei voos longos, escolhi a Argentina e o Chile como meus dois últimos destinos! E, se querem saber, adorei!!!! Não sei porquê não fui antes!!!!

Os dois países têm cara de Europa, mas estão aqui pertinho! Bom demais…

Meu próximo destino? Deixo por conta do Universo… Para onde meus caminhos me levarem, eu vou!!

“Eu vou deixar a vida me levar, prá onde ela quiser…” (Skank)

Porém, baseada nos campeões de audiência segundo minhas fontes, pesquisei a Colômbia, o Peru e o Uruguai!

Gostei de tudo que vi e li.

Vou falar um pouco de cada um. Façam sua escolha ai, que faço a minha aqui e vamos ver se elas combinam!

Comecemos pela Colômbia:

O país é caliente, musical, sensual como sua ilustre conterrânea Shakira. Ela representa muito bem suas origens! Assim como nos livros de Gabriel García Márquez e nas esculturas de Botero… mais dois ícones da cultura colombiana!

A Colômbia é a terra do café perfeito. As fazendas do Triângulo Cafeeiro podem ser visitadas e é a escolha certa para os amantes da bebida, como eu!

Bogotá e Medellín são cosmopolitas. Têm cara de metrópoles e oferecem grandes museus, ótimos restaurantes e vida noturna intensa!

Charmosa com sua arquitetura colonial , seu castelo e suas muralhas, Cartagena das Índias é inesquecível! Tem música e aroma de frutas exóticas no ar… deliciosa! A cidade é inspiradora. As palavras de Gabriel Gárcia Márquez lhe caem muito bem:“tudo é uma questão de despertar sua alma”.

Cartagena das Índias
Cartagena das Índias

Vamos ao Peru:

Não tem como falar do Peru sem lembrar de Machu Picchu, com seus misticismo e excentricidade; das lhamas, animais típicos da região e muito presentes (fazem questão de participar das selfies. Ficam hilárias!) e de Lima, sua exuberante capital.

Segundo o site oficial do turismo peruano http://www.peru.travel , ” O Peru é o país mais rico do mundo”!!!

E é mesmo!!!! Não em dinheiro, isso é fugaz. Mas no que realmente importa: os momentos inesquecíveis que se vive!! Uma viagem ao Peru é para a vida toda. A diversidade e autenticidade da sua cultura, natureza e gastronomia conservam a essência da própria vida

Lima traz toda tradição da colonização do país com seus casarões, conventos, templos e sacadas. Seu Centro Histórico é considerado Patrimônio da Humanidade!

Cusco e seu exotismo é considerado o “Umbigo do Mundo”. Local de sabedoria e meditação!!

O Peru oferece para o visitante cidades vibrantes, litoral quente, florestas infindáveis, cordilheiras monumentais e todo seu misticismo!! É só decidir como quer conhecê-lo e arrumar as malas!!!!!

Lima
Vinicunca Mountain

Por último, porém não menos importante (de forma alguma), o Uruguai:

Acenando na nossa frente com toda sua beleza, seu charme, seus vinhos e sua moeda (peso uruguaio) muito compensadora para o brasileiro, o Uruguai está lá, louco para ser visto!!!!

Montevidéo, sua capital, é moderna e clássica ao mesmo tempo. Tem o melhor dos dois mundos!

E, num raio de apenas 200 Km do centro da capital, você consegue conhecer as maravilhas do país.

Vinícolas com passeios e degustação há apenas 40 Km de distância! A uva Tannat, principal casta da região, rende rótulos premiados. Enófilos, como eu, não podem deixar de visitá-las!

As pitorescas Colônia do Sacramento e Carmelo são pequenas cidades históricas e cheias de atrações. O visitante pode agendar passeios guiados ou alugar um carro e ir por conta própria. Também ficam muito próximas à Montevidéo.

O balneário de Punta Del Este fica a 130Km da capital e é sofisticado, lindo e obrigatório. Tem cassino, praias lindas, hotéis fantásticos… Punta é banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Rio da Prata. Tem água para todo lado, portanto cruzeiros tanto marítimos quanto fluviais são comuns e ótimas opções de chegar ou conhecer a região!!

Ainda tem a Praia de José Inácio e o Cabo Polônio. Um pouco mais distantes, porém também passeios interessantes. Para uma semana de viagem, cabem muito bem no roteiro!

O Uruguai tem tudo da América do Sul com pegada latina e charme europeu. Gastronomia que vai além das parrilhas e empanadas. Embora sejam maravilhosas! Vinho e chimichurri são um convite…. irrecusável!!!!

Montevidéo
Punta Del Leste