Se prestarmos atenção tudo na vida tem um lado B. Um lado diferente do que vemos a princípio. É só observar com olhar de curioso!

E pesquisar….muito. Cada lugar que conhecemos, cada vinho que bebemos, cada pessoa que encontramos têm seus mistérios. Quanto às pessoas, é melhor não descobri-los se não houver realmente interesse nisso… evita problema (rsrsrs). Mas, quanto a lugares e vinhos, a pesquisa e o conhecimento tornam-se uma diversão!

Vamos começar com um pouquinho de mistério. Para os desavisados, várias atrações históricas na Europa e Estados Unidos são comprovadamente assombradíssimas (fonte History Channel). Entre tantas, visitei três:

  • Torre de Londres. Na capital inglesa.
  • Castelo de Edimburgo. Na capital escocesa.
  • Queen Mary. Em Long Beach, Califórnia

Obs: obviamente eu não sabia do fato pitoresco desses lugares. Se soubesse, talvez não teria ido!!! Portanto, considerem-se avisados!

Torre de Londres, UK
Edimburgo, Escócia
Queen Mary, Long Beach, CA

Aqui, pertinho de nós, Santiago do Chile, é cheia de curiosidades. Por exemplo, homens não podem andar sem camisa pelas ruas, mesmo em um dia de calor!

A Torre mais alta da América Latina, Sky Costanera, com 300 mts de altura, está na capital chilena.

A população fala inglês quase na sua totalidade. Aprendem o idioma desde a pré-escola. Até nas públicas.

Não pode consumir bebidas alcoólicas nas ruas.

Tão perto e tão diferente!!!!!

Obs; adorei a cidade, e o país, e as pessoas, e os costumes, e o vinho………Tudo!

Santiago. Vista do Cerro Sán Cristobál!
Santiago. Night View!

Vamos para a Califórnia…. delícia! Land of freedom... pero no mucho!

Bebida alcoólica pode? Sim… Mas somente maiores de 18 anos; nunca dirigindo nem andando pelas ruas; se comprar no supermercado, mesmo fechada, tem que ser transportada no porta-malas! Fiscalização para bebidas alcoólicas nível máximo!!!!!

Leis de trânsito…rigorosíssimas. Fiscalização nível “de outra galáxia”!!!! Se é que me entendem.

Quanto as amenidades: todo garçon é candidato a ser uma suposta estrela de cinema; tem um músico por esquina, tocando em alto nível; atmosfera de “Star” pela cidade toda; praias, montanhas, metrópole, deserto… tudo num lugar só!

California is awsome!!!!!

Beverly Hiils
Malibu

E por ai vai… Munique (Alemanha) com herança pós guerra junto com a atmosfera cool da Baviera. Cerveja até no café da manhã. Provei…funciona perfeitamente (rsrsrs)!

Estádio Olímpico, Munique

Milão (Itália)… glamourosa, chic, estupenda! As pessoas mais bonitas que já vi na minha vida!!! E o melhor gelatto do mundo!

Duomo di Milano, Itália

Genebra (Suiça). Discreta, lindinha! Sabe que é importante sem ostentação. Das cidades européias que conheci, é a mais low profile. Sem dúvida! Limpa, organizada. Sede da ONU e da Croix Rouge (ficam uma em frente à outra). Pode visitar tudo!

Croix Rouge, Genebra

Londres (UK). A capital inglesa é só curiosidades. Do momento que desembarca no aeroporto até o caminho de volta, tudo é muito diferente. Vale a pena visitá-la mil vezes!!!

Victoria Station, Londres

E ainda tem Buenos Aires, Miami, Orlando, Las Vegas, San Diego, Bruxelas, Montreaux, Gruyére, Annecy, New York…. A lista é longa. Mas todas têm muita coisa diferente para ver e aprender. Se arrisque, faça a sua pesquisa “in loco”e me conte tudo!

New York, EUA
Buenos Aires, Argentina

Falando em contar tudo, vamos aos vinhos!!!!! Esses são simples, acessíveis e … cheios de curiosidades.

Para quem aprecia um bom Vinho do Porto (100% dos enólogos, enófilos, sommeliers, curiosos, principiantes e população em geral rsrsrs), comecemos pelo fato de que ele não é produzido no Porto, e sim na região do Alto Douro. A cidade do Porto foi somente seu lugar de transporte. Dai a denominação. Mas a grande curiosidade é como se chegou à essa delícia. Em 1756 o Marquês de Pombal criou a “Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Douro”, e para fomentar a venda do produto, assinou um acordo com a Inglaterra para fazer uma troca comercial. Portugal comprava o tecido inglês e a Inglaterra, o vinho português. Porém a viagem de Portugal à Inglaterra era longa e o vinho se alterava ao longo do caminho, perdendo sua qualidade. A ideia foi acrescentar ao vinho aguardente para conservá-lo e manter a doçura para agrado do paladar inglês. Pois, sem querer , a experiência deu mais que certo. Durante a viagem, ocorreu uma reação química entre a aguardente e o vinho em fermentação, e o produto chegou à Inglaterra na forma de um delicioso licoroso que os ingleses, obviamente, adoraram. Assim nasceu o Vinho do Porto. Até hoje é produzido com a adição de aguardente…

Pensa numa ideia de sucesso!!!!!

E, falando em química, em 1983 o químico e vinicultor austríaco, Otto Nadrasky, encontrou uma solução bem prática porém não muito ortodoxa de salvar a produção de vinho austríaco que vinha de anos de clima e safra ruins. Para melhorar o sabor e a doçura de seu produto, ele acrescentou ao vinho DEG (Etileno Glicol), mais conhecido como anti-congelante ou solvente. Conseguiu o que queria, a doçura foi alcançada. Mas ignorou o fato de seu “componente mágico” ser letal.!!!

Esses vinhos foram comercializados com a, então, Alemanha Oriental. Que, por ser um país fechado na época, os testes com alimentos eram escassos. Em 1985, com a abertura, os vinhos começaram a ser analisados e a farsa, descoberta! 36 milhões de garrafas do vinho alterado foram destruídas, 28 vinicultores foram presos. Inclusive Otto, o criador da fórmula “mágica”. Sua pena foi de apenas 5 anos. Felizmente, embora muitas pessoas tenham passado mal com seu invento, não houve nenhuma morte comprovada!!!!

É cada uma!!!!!!!!!!

Na antiga URSS, agora Russia, os czares brindavam sempre com vinho. Mas se o conteúdo da taça fosse água, isso significava que havia certo descontentamento com o homenageado, que era melhor começar a se preocupar com seu destino!!!!!!!! Portanto, cuidado com o conteúdo da taça. Se não for vinho, use um simples copo!!!!!

Quanto ao brinde, ele foi criado para aguçar os 5 sentidos no nobre ato de beber a algo. Tato, paladar, visão, olfato já eram naturalmente usados. Faltava a audição….Voilá!!!!

Obs: Sempre se brinda com a mão esquerda. Lado do coração!

Salut… Cheers… Tim Tim!!!!!