Desde a chegada dos portugueses no século XVI, a muralha de 730 metros de altura que se ergue entre a capital e o litoral do Estado de São Paulo foi um desafio a ser vencido. A Serra do Mar impunha-se como um grande obstáculo para a conquista de outros territórios.

Seguindo seu lema “Governar é abrir estradas” o então presidente Washington Luís, em 1920 acelerou o processo de vencer esse trecho tão desafiador iniciando as obras no acesso. Em 1926 a via se tornou a única com pavimento de concreto no país!!!

Porém, no fim da década de 1940, a Imigrantes foi praticamente abandonada com a inauguração da Via Anchieta. A primeira com túneis no Brasil.

Com o aumento constante da frota, em 1976 o projeto Imigrantes foi retomado e a pista ascendente efetivada. Visava mais duas pistas, porém devido os desafios econômicos de 1980-90, só foi retomado em 1998 através de um Programa de Concessões.

O grupo da marca EcoRodovias assume o compromisso de construir e administrar a rodovia de uma forma diferente das anteriores: sem danificar o meio ambiente e preservando ao máximo a Mata Atlântica!!!!

“Tínhamos o compromisso de construir uma pista dessa complexidade e não fazer nenhuma intervenção desnecessária na natureza. Marcelino Rafart de Seras, presidente do Grupo EcoRodovias.

E assim foi inaugurada em 17 de Dezembro de 2002, essa maravilha da engenharia mundial… A Pista Descendente da Rodovia Imigrantes!!! Por muitos considerada uma obra de arte.

Ao longo de seus 18 km há três extensos túneis, sendo um deles o maior do país com 3.146 metros. O Consórcio Imigrantes entregou a pista com 5 meses de antecedência ao prazo previsto e, através da Ecovias, a pista é administra mantendo o conforto e segurança para todos que a usam.

Os caminhos que trazem as pessoas à nossa região, após essa grandiosa obra, ficaram à altura das belezas e do progresso que aqui encontra quem vem a passeio ou a trabalho.

Facilitar o acesso foi crucial e inovador. A região toda cresceu. A Baixada Santista e Santos, sua maior cidade, com seu porto e seu turismo são referências no país.

A diversão já começa pela própria pista e, quando chega à cidade, tudo só melhora. Nossos jardins, praias, cultura, história, passeios atraem turistas sazonais e os que chegam, se encantam e nunca mais se vão… Como eu!!!!

Visite Santos!!!!!!!!

Fonte: Encarte Ecovias “Os dez anos de uma obra de arte” Pista Descendente da Imigrantes. 2012

Apoio: Santos Convention & Visitors Bureau