Noite Espanhola

Enfim chegou a hora de tomar um vinho na minha Espanha! Não in loco (por enquanto), mas me senti lá nessa noite de quinta-feira!

O Centro Español y Repatriación de Santos foi o local de uma grande noite de degustação com muito vinho, pães, jambon, fromaggio e tudo mais que uma típica noite espanhola merece!

Vamos começar pelo público presente: 99,99999% de espanhóis, por supuesto!!! Desses, 99,99999% dos homens maduros eram idênticos ao meu pai e meus tios…. Incrível como os traços espanhóis são marcantes!!!!

Depois veio a gastronomia perfeita e…. OS VINHOS!!!!

Foram 5 mesas com mais de 40 rótulos. Brasil, Espanha, Portugal, Argentina, França, Itália, Chile muito bem representados.

Me aventurei por sabores desconhecidos. As castas eram muitas. Desde as mais tradicionais como Chardonnay e Cabernet Sauvignon até as menos comuns como Tannat e Syrah. As conheço, mas dificilmente compro!

E também as inéditas Sangiovese, Garnacha, Tempranillo… muito diferentes para o paladar brasileiro!

O interessante das degustações é exatamente isso, provar castas diferentes e também as que já conhecemos, porém de origens distintas.

Numa degustação, por exemplo, pode-se provar o Cabernet Sauvignon do Brasil, da Itália, da Espanha , de Portugal, do Chile…. Com isso percebe-se a gritante diferença entre os produtos da mesma casta porém de origens diferentes. Isso jamais seria possível fazer em casa!!!

Dessa vez, além dos que já conheço, degustei um Tannat brasileiro (Almejo); um Touriga Nacional Flor do Tua Colheita (Portugal); um Garnasha que rendeu um belo rosé espanhol (Basiano); um tradicional Malbec argentino (Crios); um Montepulciano Rosso di Puglia (Itália); um Sirah português (Chaminé); um Pinot Noir francês (Calvet Varietals)…. entre outros!

Dei destaque a esses porque foram os que mais gostei. Ou melhor…. adorei!! Recomendo cada um.

Enfim, o propósito de uma degustação é exatamente esse, conhecer novas marcas, comparar castas iguais com origens diferentes, se familiarizar com produtores e importadores!!

O mundo do vinho é vasto. Muita informação e conhecimento. Acho que ainda preciso de muitas degustações (rsrs). Que venham!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.