Que Santos ocupa uma área estratégica e importante para o Estado de São Paulo e que seu porto é um dos principais da América Latina, todos nós sabemos.

Mas isso é história moderna!

Santos foi a porta de entrada dos imigrantes que construíram a cidade, o Estado de São Paulo e (por quê não??) grande parte do país!

Espanhóis, portugueses, italianos, ingleses, japoneses e muitos outros povos chegaram exatamente pelo Porto de Santos!!!

Quem não tem a história de um avô ou tiozinho que desembarcou aqui no início dos anos 1900 e traz no sangue a influência dessa imigração até hoje?

Nós brasileiros somos fruto dessa mistura louca e nossas raízes, definitivamente, passaram pelo Porto de Santos!!!

Espanhóis

Vou começar por eles que são minha origem. Têm valor sentimental!!!

Chegaram por aqui à partir de 1880. Mas o auge da imigração espanhola foi após a época da Guerra Civil Espanhola, com seu ditador Franco. O ano de 1930 registrou uma grande chegada de espanhóis em nosso porto. Principalmente vindos da Andaluzia e Galícia.

O destino desses imigrantes eram as fazendas de café no interior. Mas muitos preferiram ficar na cidade e foram a força motriz que desenvolveu a indústria em Santos.

Ainda em 1885 a Colônia Espanhola se organizou e se unificou criando o Centro Español y Repatriación, que hoje tem sua sede na Avenida Ana Costa. O Jabaquara Atlético Clube também foi fundado pelos espanhóis.

http://www.cesantos.com.br/

Portugueses

Só nos primeiros dois séculos de nosso descobrimento, o número de imigrantes portugueses já era de 100 mil pessoas. Expressivo para a época!

A princípio os imigrantes portugueses eram somente pessoas da alta elite que vinham acompanhar a Família Real. Mas, ao longo do tempo, também vieram trabalhadores e camponeses. Esses escolheram nossa terra para prosperar e foi isso que fizeram. O fluxo de comércio entre Brasil e Europa através do Porto de Santos só foi possível devido a porta de entrada que foi Portugal e a influência desses portugueses aqui no Brasil.

Parcerias nos campos da ciência, tecnologia, cultura, comércio e educação foram firmadas desde esses dias e até hoje existem!

Em Santos toda essa influência é bem notória!

Muita de nossa atividade portuário com a Europa continua só sendo possível devido à parceria com Portugal!!!

http://www.centroculturalportugues.com.br/

Italianos

Em 1897 foi criada a Società Di Beneficenza Italiana, com objetivo de assistir os muitos italianos que aqui desembarcavam. Após o término da Segunda Guerra Mundial, ela passou a se chamar Società Italiana Di Santos.

Muitas das construções, comércio e cultura santistas têm influência direta da população italiana que aqui chegou e ficou!

https://societaitaliana.org/pt/inicial/

Ingleses

Desde a vinda da Família Real ao Brasil, os ingleses encontraram em nossa terra um campo vasto e promissor. Se dedicaram a implantar vários serviços de infraestrutura.

A influência inglesa é percebida em todo Estado de São Paulo. Mas foi Santos que mais se beneficiou com a tecnologia que trouxeram: a estrada de ferro que corta todo o cais e é usada até hoje. Yes, my dear! Os súditos da Rainha que a fizeram… God Save the Queen!!!!

Os bondes que eram o principal meio de transporte da época, a estação do Valongo, o prédio da Bolsa do Café, o primeiro serviço de telégrafo e o London & Brazilian Bank que foram fundamentais para s relações econômicas do porto, etc…. A lista é grande! Foram todos serviços prestados à cidade pelos nossos nobres amigos!!! Elementar!!!!!!!!

http://www.clubedosingleses.com.br/

Japoneses

O marco da imigração japonesa no Brasil foi a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos em 18 de Junho de 1908. Portanto há 110 anos.

Esse exílio de japoneses se deu após a guerra russo-japonesa. Em 1895 foi assinado em Paris o Tratado da Amizade, que permitia que japoneses emigrassem em navios.

A história dos japoneses no Brasil é interessante: a princípio eles vieram para trabalhar na lavoura no interior do estado. Tinham contratos assinados para executar esse serviço. Porém naqueles dois primeiros anos, a lavoura foi muito ruim e eles não ganharam o dinheiro que esperavam. O sonho de liberdade ficou mais distante.

Organizados que são, os japoneses se juntaram numa comunidade e resolveram se fixar numa região que favorecesse o cultivo do arroz e bananas. Compraram terras a preços módicos na região litorânea de São Paulo. E o resto a gente já sabe….

A comunidade japonesa é uma das mais prósperas e organizadas que já desembarcaram em nosso porto. Mesmo com a barreira da língua e costumes, se adaptaram e foram fundamentais para o desenvolvimento econômico da região!!!

http://santos.bunkyonet.org.br/

Claro que tiveram muitos outros: alemães, holandeses, franceses, americanos e muito mais! Me estenderia por horas aqui para falar sobre toda importância dos imigrantes para nossa região tão miscigenada e com tantas características diferentes!

Hoje, com a situação do país, vemos um fluxo contrário. Empreendedores da região querendo deixá-la para ganhar a Europa.

Isso é normal. Como vimos, ao longo da história sempre existiu e sempre existirá. Porém ventos promissores estão soprando em nosso favor!!!

O futuro, europeu ou não, é um enigma!!!!!

Imagens: algumas construções com forte influência dos imigrantes em Santos!!!