Sou defensora de viagem pela Europa de trem. Já fiz mais de uma vez e também escrevi aqui. Passar por campos, planícies, lagos e montanhas europeias de trem muda o sentido da viagem. É uma experiência que todos deveriam ter!

Atendendo a um pedido de roteiro, fiz uma pesquisa de preços, horários e destinos do TGV. Fiquei fascinada e morrendo de vontade de ir!

A facilidade já começa pelas estações de onde ele parte e chega. A velocidade é enorme, como todos sabem, e as composições também. Portanto não tem como utilizar estações secundárias. Sendo assim as estações que atendem ao TGV são sempre as principais. Isso significa: bem localizadas e com hotéis por perto. O que facilita demais a viagem!

Em Roma a Rome Termini (terminal principal da cidade), com mais de trinta hotéis ao redor com diárias médias de R$400,00 para quarto triplo, é onde o TGV chega e de onde ele sai!

Em Milão é na Milano Centrale. Também tem muitos hotéis por perto. Um pouco mais caros que Roma (Milan Vibe), mas nada impossível!

Em Paris chega na Gare du Lyon. Tem um IBIS e um Novotel ao lado e vários outros. Preços franceses, mas toleráveis!

Em Londres é utilizada a St.Pancreas. Todos podem pensar em Victoria Station quando se fala em estação principal da cidade. Mas Londres usa demais a malha ferroviária , então todas estações são grandes. Fiquei perto da Paddington, de onde saiu meu trem para a Escócia!!!! E olha que se trata de uma estação de bairro.

St.Pancreas fica no bairro de Candem Town, que é uma delícia. Tem um mercado maravilhoso e muito famoso. Gastronomia, diversão e bons hotéis não faltam.

A travessia do canal da Mancha pelo EuroTunel é só um plus. Aventura demais numa viagem só… Gosto assim!

Muitas outras grandes cidades da Europa são atendidas pelo TGV. Todas com as mesmas características: estações bem localizadas e infra estrutura perfeita. Essenciais!

Os preços variam muito. Depende da época do ano, horário, distância. Para dar um exemplo, segundo minhas pesquisas, para a data de 29/11/2019, Roma – Milão (trajeto de 2hs55min.) fica de em torno de €75,00. Bem razoável!

Particularmente, em qualquer lugar do mundo acho que se deslocar de uma cidade para outra deve ser via terrestre… carro, ônibus e, principalmente, trem! Não se perde nada da paisagem. Avião é para grandes distâncias ou viagens a negócios, sorry!

Reserve seu lugar no TGV, coloca na play list “Last Train to London” (Electric Light Orchestra) and have fun!!!!

Para maiores informações me consulte nos comentários ou através da MFC Turismo https://www.mfcturismo.com.br/