Minha aventura começou num Boeing da GOL. Voo tranquilo, pontual e cheio de informação. Sentei ao lado de um uruguaio de 72 anos, que vive há 42 no Brasil, mas volta ao Uruguai todos os anos para rever a família. Me falou muito do país: onde ir, o quê visitar e evitar, as melhores coisas para fazer e comer… Adorei!

Cheguei à República Oriental del Uruguay cheia de informação. Mas nada se compara às surpresas que tive por lá. O país todo me encantou. Extremamente organizado, dolarizado (caro), civilizado!

Montevideo, a capital, não tem metrô. Porém tem ônibus, valor da passagem equivalente a R$3,00, para todos os lados. E a cidade é uma delícia para caminhar. Uber e táxi tem aos montes, mas o combustível de lá é um dos mais caros da América Latina. Portanto….

A orla do Rio de la Plata é deslumbrante. 23 Km bem cuidados e sinalizados. Wi Fi eterno ao longo de todo caminho. Segura, limpa, lindíssima! Mesmo com o frio intenso, curti muito. No meu último dia, precisava “sacar fotos”, portanto caminhei por 18 Km para fazer jus à minha viagem!

Não exijo tanto de meus seguidores. Há coisas que faço mas não aconselho à ninguém. Essa é uma delas. Tem que estar muito preparado para essa peregrinação. Mas caminhar pelo menos uns 3 Km é essencial.

A calçada é toda sinalizada. Totens marcando a distância foram colocado há cada 500 mts  para os caminhantes e corredores!!!!! Cidadania nível máximo. Aliás o número de atletas pelas ruas é impressionante. Fui informada que é sempre assim… minha vibe!

Fui ao Sofitel no dia da hiper caminhada. Primeiro cassino do Uruguai. Prédio histórico e deslumbrante. Tirei fotos no letreiro de Montevidéo, na marina, no farol. Praças e o bairro Carrasco (lindo) também fizeram parte do meu percurso.  Na volta, merenda no Hard Rock, porque sou andarilha mas não sou de ferro. Bora comer um mega Burger!!!! Hard Rock… for sure! Sou uma mulher de tradições!

Sofitel
Marina de Montevideo
Farol de Pocitos
Plaza de la Armada
Detalhe residência Bairro Carrasco

Nos meu primeiros dias em terras celestes, conheci o Mercado del Puerto e  la Ciudad Vieja! Extremamente turísticos, mas imperdíveis. A história do país muito bem tratada e conservada… um exemplo. Fui ao Ministerio del Turismo. Me receberam com simpatia e hospitalidade e me deram muito material de pesquisa!!

Dei um “pulinho“ em Punta del Leste. Teve muitas fotos, leão marinho solto na natureza, cassino (de onde saí com US$10 a menos no meu orçamento… acho que o Enjoy nunca teve uma jogadora tão pé frio rsrsrs); Casa Pueblo (espetacular) e ….. Vinícola!!!!!!

Playa Mansa, Punta del Este

A Bodega Altos de la Ballena, exclusiva e desconhecida para brasileiros, é inacreditável… Geograficamente localizada numa região privilegiada: com vista para as montanhas e o Rio de la Plata. Fui num dia nublado, mas imagino o pôr do sol naquele lugar! Foram 5 vinhos de sua produção clássica para exportação e um último reserva especial que a enóloga Fiorella abriu especialmente para o grupo: eu e cinco uruguaios. Me senti uma nativa!!!!!

Vista linda da bodega e o mascote “Pepe”!

Também fiz a “Experiência Bouza”. Vinícola próxima à Montevidéo. Sofisticada e bucólica ao mesmo tempo. Clima de fazenda, gansos tomando banho de chuva (peguei um dia chuvoso… foi perfeito), coleção de carros antigos, vinhos excepcionais. Tudo isso já seria uma experiência e tanto, mas ainda teve o almoço!!!! Estupendo…

Depois, eu o grupo de brasileiros animadíssimos que conheci por lá, fomos ao tradicional Bar Facal. Chopp para hidratar, churros para adoçar e muitas, mas muitas, risadas. Saí de lá com as bochechas doloridas!!!!!

Ainda participei de la Maraton Internacional de Punta del Leste… meus 10 km clássicos foram um arraso! Quando cheguei ao Uruguai, dei uma corridinha de 5 km para treinar e me acostumar com o clima na orla de Punta Carretas, em Montevideo. Onde me hospedei!

Fiquei no Mercure Punta Carretas. Recomendo mil vezes. Simpatia, limpeza e o melhor “desayuno” de minha vida!!!!

Enfim, foram 07 dias sem parar… literalmente!! NonStop no melhor estilo “Cidadã do Mundo”.

Me acompanhem. Vou contar para vocês em posts específicos tudo de cada lugar, cada passeio, cada dia….minha aventura uruguaia nos seus mínimos detalhes!!!! Follow me!!!!!!!