Punta del Este é exatamente isso: uma pontinha no extremo leste do Uruguai. Uma faixa de terra e areia entre duas costas!!!

Geograficamente Punta é diferente de tudo que já vi. Fica entre a costa do Atlântico e a costa do Rio de la Plata… geladíssima. Mas é desse lado que tudo acontece. Praias lindas, deck elevado em forma de passarela por toda sua extensão, o Enjoy Casino & Resort, o porto com os leões marinhos soltos na natureza (um espetáculo), calçadão com vista para a marina, o farol, os muitos piers!

A largada e chegada de minha corrida foram ai. Um frio de matar, mas sensacional… Que experiência!! Quero voltar. Aguardem detalhes da minha participação na Maratona Internacional de Punta del Este num post exclusivo. Ela merece tamanha honra!

Na minha chegada à cidade, dois dias antes da corrida, fui a Bodega Alto de la Ballena. Exclusivíssima e seus vinhos, inacreditáveis. Não vêm para o Brasil. Portanto a visita vale muito a pena! A bodega toda está em seu post específico: “Bodega Alto de la Ballena. Memorável!!!”

Também visitei a Casa Pueblo, antiga propriedade de verão do artista uruguaio Carlos Paéz Vilaró. Hoje abriga um museu, galeria de arte e um hotel. A vista é espetacular. Debruçada na encosta, dizem que é o pôr de sol mais bonito do mundo. Peguei tempo nublado. Vou ter que voltar no verão!

E, por falar em verão, meu motorista/taxista/guia (eu e meus guias particulares) me disse que a população fixa de Punta é de 20 mil habitantes. Mas, na alta temporada (entre Natal e Carnaval) esse número chega a 500 mil. Sendo que 60% da ocupação dos imóveis é de brasileiros… por supuesto!

O financiamento imobiliário é feito pelo governo, os juros são baixos e o prazo longo. Chega a haver contratos de até 50 anos. Portanto, segundo meu guia, existem brasileiros que pagam menos pela prestação do financiamento uruguaio do que o condomínio de seu imóvel brasileiro. Eu acredito!

 Tive o privilégio de ficar no apartamento de uma amiga brasileira. Extremamente moderno e sofisticado. Há duas quadras do Enjoy e 500 metros da largada da corrida… “Quem tem amigos nunca está sozinho!!!”. Eu que o diga!

Mas privilégio mesmo e estar em Punta del Este com suas duas orlas. É praia para todo lado. Paisagens inesquecíveis… me valeu mais de 200 fotos. Sou exagerada, mas não tinha como economizar!

Punta del Este fora de temporada é deserta. Os 6 mil atletas da maratona animaram o fim de semana. Mas acredito que em dias normais deva ser meio cidade fantasma. Para ir se programe próximo a um feriado ou quando tiver evento. E, se gosta de muito agito, vá na alta temporada…. Boa sorte!!!!!

Em 2020 espero repetir meu feito de 10 Km por lá. Deixou gostinho de quero mais!

Como, não podia deixar de ser, depois das cidades e passeios,  vem o que???? As vinícolas… Alto de la Ballena e Bodega Bouza!!! Respirem fundo e se preparem.