Vinho amigo da Natureza

Tomar  vinho é um prazer. Não se trata somente da bebida. Tudo envolve um ritual.

Quando me refiro a ritual não falo sobre festas, jantares de gala, roupas de grife para poder apreciar um bom vinho. Muito pelo contrário, tomar um vinho é um prazer possível num final de tarde em casa, ou num bate papo descontraído com amigos ou sozinho vendo o por do sol. É uma bebida simples e prazerosa. O ritual está no seu cultivo. Na força da natureza para maturar a uva e fermentá-la. Na transformação milagrosa dos açúcares… Na beleza de todo processo!!!

Nada mais natural e mágico.

O vinho já é um produto “amigo da natureza”por si só. Seu processo não existiria se não fosse assim. Porém hoje, seguindo a tendência mundial de sustentabilidade e biodiversidade, a viticultura se adequou além dos métodos tradicionais e criou seus produtos sustentáveis sem perder qualidade e tradição!

Como tudo que envolve sustentabilidade e ecologia, as nomenclaturas são muitas. Nos vinhos encontramos os orgânicos, biodinâmicos, naturais, sustentáveis… Todos com o mesmo propósito, porém com sutis diferenças.

Os vinhos orgânicos são produzidos com uvas exclusivamente orgânicas. Livres de pesticidas ou fertilizantes. O centro desse conceito é a saúde do solo, rico em material orgânico que fornece os nutrientes à videira. Representa a volta à agricultura rudimentar que era praticada antes do início da agricultura intensiva com agrotóxicos, que ocorreu a partir da Segunda Guerra Mundial. Nessa fase acreditava-se que o uso de substâncias químicas, se não afetassem a uva ou o agricultor, não acarretaria problemas. O que, com o passar dos anos, demostrou ser um grande engano!!!!

Os vinhos biodinâmicos são produzidos a partir da agricultura orgânica, porém com um aprofundamento filosófico e espiritual. De forma lúdica, busca total conexão com a natureza! O termo “biodinâmica” começou a ser usado em 1920 baseado nos ensinamentos do filósofo austríaco Rudolf Steiner. O conceito vê a agricultura como parte de um fluxo de energia. Tudo está interligado como, por exemplo, as fases da lua. Pelos bons resultados obtidos, essa maneira de cultivo está se disseminando e já existem órgãos reguladores da mesma como a Demeter, que certifica outros produtos além do vinho, e a Biodyvin na França!

Por motivos econômicos, muitos produtores procuram praticar uma agricultura orgânica mas sem certificações para que não fiquem presos a esse conceito. Por se tratar de uma agricultura teoricamente frágil por estar sujeita à intempéries climáticas, para grandes produtores o custo é muito alto. Portanto, infelizmente, praticá-la exclusivamente se restringe a específicas vinícolas!

Agora vamos aos vinhos naturais. Esses são mais sobre o que acontece dentro da vinícola e não basicamente no vinhedo. Não é só sobre agricultura, mas sim sobre a enologia como um todo! Evita as práticas artificiais como correção da acidez, adição de corantes, leveduras, açúcar e, principalmente, conservantes… os sulfitos!!

Vamos aos vinhos sustentáveis. Esses eu considero os mais completos porque, além de serem ecologicamente corretos, são economicamente viáveis e socialmente responsáveis! Os produtores usam fontes de energia e água renováveis, buscam uma agricultura orgânica sem comprometer sua produção e comercialização. A prática sustentável é a mais usada atualmente, engloba um pouco de todas outras e é economicamente viável. Já é tendência mundial!!!!

Por motivos óbvios, a prática sustentável é a eleita por produtores e por mim, pessoalmente…. Agrega à mentalidade ecológica crescimento econômico com responsabilidade social, gerando empregos e bem estar da comunidade como um todo.

Acho que é a solução não só para os vinhos, mas para todo planeta!!!!!!

SALUT!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.