Opinião dividida e multiplicada!

A maioria de meus posts, tanto de viagens quanto de vinhos, são baseados em minhas próprias experiências.

Quando não são, busco informações em sites, revistas, jornais…. tudo que me traga a visão mais fiel possível para meu trabalho. Porém nada é melhor que a opinião pessoal. E, quando não é a minha, a dos amigos/colaboradores/seguidores/viajantes é fundamental.

Não exito em perguntar. Quando se trata de roteiro que eu criei, o feedback é imprescindível.

Obs: estou devendo as impressões pessoais da viagem para Colômbia que elaborei para uma amiga/cliente. Ela adorou! Em breve, estará aqui.

Voltando: falando em impressões pessoais e aproveitando nosso período de quarentena semi-voluntária, fiz uma “brincadeira” com meus seguidores de Instagran e Blog. Desafiei cada um a me indicar um lugar no mundo que tenham visitado e apontar dois pontos positivos e dois negativos do respectivo local.

O feedback foi enorme e muito bacana!

New York e Paris foram as campeãs de audiência. Quase todos apontaram as mesmas características positivas: lindas e com muitas atrações. Negativas: NY, tumultuada e cara. Paris, povo não muito polido e…. cara.

A culinária de NY foi elogiada pela diversidade e a de Paris, pela qualidade. Acho que tudo isso não impressiona ninguém. É tudo meio previsível! O que me chamou a atenção foi a opinião de um participante quanto aos shows da Broadway. Ele disse ter tido uma experiência ruim em dois musicais em que compareceu: som ruim, barulho da platéia e a limpeza do local deixava a desejar.

Nunca tinha ouvido isso, então fui checar em blogs de viagens e, para minha surpresa, achei vários comentários nesse sentido. Nunca imaginei!!!! Não curto musicais. Quando estive em NY nem pensei em ir a um. Mas fica aqui o feedback e, quando for, cheque informações do local antes!

Também tive uma informação de Gramado, RS que me levou a uma pesquisa. Esse é um destino que está em minha agenda com três asteriscos. É obrigatório para eu enófila, enoguia e “enoaddict” (rsrsrs) Está aqui no Brasil, é acessível e lindo. Segundo minha colaboradora é extremamente limpo e o povo, educadíssimo. Contudo, tem uma falha considerável que ela apontou e eu também chequei: se o visitante desejar visitar as vinícolas da região (programa obrigatório), tem que estar em um grupo de excursão ou alugar um carro. Não existe transporte independente no local para essa finalidade.

Quando estive no Chile e Uruguai o número de vans autônomas que prestam serviço para as agências e vinícolas é enorme. A preocupação do visitante é zero. Pode ser contratado lá. Nem precisa ir com tudo acertado. Esse serviço é regularizado pelo ministério do turismo e do transporte e já se caracteriza como uma importante fonte de renda para ambos os países!

Dica para Gramado. Precisa providenciar isso!!!!!!!!

Ainda teve Indonésia: paradisíaco e povo hospitaleiro; excesso de lixo pelas praias e pobreza. Esperado!!!!!

Londres. Linda, elegante, fácil locomoção, educação, atrações incríveis. Estive lá e concordo 100%. Negativo: o povo não é o mais asseado do mundo e os dentes, um horror (rsrsrs). A colaboradora é dentista como eu era. A gente já olha logo a boca (rsrsrs) Acrescento o excesso de cigarro e consumo de álcool. Incomoda! Mas nada tira o glamour da realeza!

Chamonix, nos alpes franceses. Elegante, sofisticada, linda…for sure! Porém, a culinária é exclusivamente francesa em sua essência: caríssima e, convenhamos, não é para todos paladares!

Dinamarca.… país lindo (alguém discorda?????), clima frio sempre e preços no céu!!!!!!!

Cancun, México. Praia de dia, vida noturna agitada. Corrução por parte das autoridades, principalmente com turistas (informação de quem esteve lá. Não sofreu, mas presenciou). Eu nunca fui e nunca esteve na minha wish list……. Não é meu estilo!

Frankfurt, Alemanha, também me chamou a atenção. Como toda cidade alemã, tudo funciona perfeitamente e a parte cultural é impecável. Estive em Munique há 20 anos , presenciei tudo isso. Assim como o problema que não se resolveu até hoje e, sinceramente, acho que nunca se resolverá: tudo é escrito em alemão, inclusive direções no metrô. Inglês, a língua universal, passa longe. Fui na época pré-Google, pedia informações em inglês e era atendida… Thanks Lord! Minha colaboradora usou Google Maps como se estivesse em Marte! Sendo assim, visitem a Alemanha, é fantástica. Mas contratem um plano de dados estupendo. Vai ser necessário!!!!!

As grandes cidades italianas também apareceram muito…. Roma, Milão, Firenze, Turin! Todas lindas, com muita cultura, muito o que fazer e comer…. barulhentas, lotadas, com filas, etccccccc

Portugal, o queridinho dos brasileiros, foi só elogios. Ninguém teve coragem de criticar ou realmente não viu pontos negativos. Pretendo ir em breve, se os acontecimentos permitirem. Quero conferir tudo isso!

Quanto a mim, tenho posts exclusivos aqui no meu blog de todas grandes cidades que conheci: Los Angeles, Miami, Santiago do Chile, Las Vegas, Montevidéu, Genebra, Buenos Aires…. e outras, inclusive que foram mencionadas acima. Quer saber a minha opinião???? É só acessar o post específicos. Não economizo elogios e críticas! Por que não???

Quanto aos colaboradores/seguidores/viajantes/mega bacanas…. thank you; grazie; danka, muchas gracias; merci; arigatô; OBRIGADA!!!! Vocês foram ótimos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.